Como se preparar para uma entrevista de emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Você tem uma entrevista de emprego agendada e não sabe como se sair bem? Então leia essas dicas e conselhos para obter um excelente resultado na sua próxima entrevista de emprego e dar uma boa impressão de sua personalidade ao entrevistador.
Deixarei aqui algumas das melhores dicas que existe hoje, para você não ficar perdido e conseguir a tão sonhada recolocação profissional.

1 – Sempre analise bem a vaga.
Umas das partes mais importantes para uma boa preparação pré-entrevista é separar um tempo para analisar e estudar a oferta de trabalho e também a empresa que oferece a oportunidade.
É necessário analisar o que a empresa está buscando em um candidato, pois assim você conseguirá se preparar. Faça uma lista das habilidades, conhecimentos, qualidades profissionais e pessoas que são exigidas pela empresa. Analise com profundidade, estude a história da empresa, valores, missão e objetivos. Sabendo de tudo isso você chegará na frente de todos os outros candidatos.

 2 – Mostre suas qualidades.
Após estudar sobre a empresa estude sobre você, isso mesmo, agora você precisa saber quais são suas qualificações e quais são seus objetivos. Crie uma lista com seus pontos fortes, suas habilidades, suas experiências, qualidade profissional, pessoal e seus conhecimentos, após veja se está dentro do perfil que a empresa busca. Certifique-se que seu currículo está bem elaborado (veja nossas dicas de como elaborar um excelente currículo, clique aqui). Seu currículo precisa estar pronto para responder todas as dúvidas do entrevistador. Se ele estiver completo e bem elaborado você sairá na frente.

3 – Prepare-se para entrevista.
Não pense que é só acordar, colocar a primeira roupa que encontrar e ir para entrevista. Você precisa se preparar e praticar antes de ir para uma entrevista. Reserve um tempo para estudar sobre perguntas mais frequentes e estude profundamente, pois vai te ajudar em suas repostas e tranquilizar você na entrevista.

 4 – Ouvir e fazer perguntas.
Durante a entrevista de emprego, ouvir é tão importante quanto responder às perguntas do entrevistador. Se você não estiver prestando atenção, você não será capaz de dar uma boa resposta. Antes de fazer alguma pergunta é muito importante ouvir o entrevistador, prestar atenção e deixar ele elaborar uma pergunta pra você. Pois ao responder você precisa estar pronto para envolver o entrevistador, você precisa mostrar que há um certo dar e receber na conversa, pois então você está construindo um bom vínculo com o entrevistador, em vez de apenas dar respostas básicas e repetitivas. Ao final da entrevista mostre ao entrevistador que você acredita em seu potencial e em seu trabalho e que não será apenas mais um funcionário na empresa e sim será um excelente profissional com ambição de crescimento.

5 – Deixe suas roupas prontas.
Não espere até o último minuto para certificar-se se suas roupas estão prontas e organizadas para entrevista. Antes de dormir passe, separe e escolha a roupa que usará no dia seguinte, não deixe para o último minuto. Lembre-se, independentemente da vaga que você está se candidatando a primeira impressão é a que fica. Não abuse de cores muito fortes e jamais abuse na maquiagem.

 6 – Vá para entrevista preparado.
É extremamente importante saber o que levar para uma entrevista de emprego. Deixe em sua bolsa sempre: Duas ou três canetas, cinco ou mais cópias do seu currículo, bloco ou caderno para anotações, seus documentos originais e cópias e lembre-se também de no dia anterior da entrevista procurar no Google Maps rotas alternativas para chegar até a entrevista.

 7 – Descanse bem durante a noite.
Por último e não menos importante descanse muito bem antes de ir para entrevista. Afaste-se de bebidas alcoólicas e de qualquer assunto desnecessário que possa ocorrer em sua volta. Durma no mínimo 8 horas e tente descansar. Desta forma você acordará disposto e preparado para seu grande dia.

Bônus – Dica exclusiva do Thiago Augustos.
Motive-se! Antes de sair de casa olhe para o espelho e fale: EU POSSO, EU CONSIGO! Ao sair de casa leve consigo mesmo a fé e a motivação. E no caminho da entrevista diga a si mesmo frases positivas e prepare-se mentalmente para essa conquista. Sugiro que respire bem fundo, relaxe e repita para si: “Eu vou conseguir, eu posso, eu sou o melhor, eu QUERO”. Lembre-se: Lutar sempre, desistir? JAMAIS.

Espero que essas dicas ajudem vocês nas suas próximas entrevistas de emprego.

Autor: Thiago Augustos