Acerte no look nas entrevistas de emprego

Acerte no look nas entrevistas de emprego

A regra de que a primeira impressão é a que fica está relacionada à postura, comportamento e maneira de se vestir, principalmente em entrevistas e processos seletivos a imagem é levada muito a sério. Além de preparar um bom currículo, o candidato deve se atentar as situações de como conduzir uma conversa agradável e responder somente o que lhe é questionado pelos recrutadores.

Maneiras gestuais e tom de voz também são levados em consideração no momento das entrevistas, gestores prezam pelo bom comportamento, eficácia, aspectos analíticos e focam em descobrir suas principais habilidades e competências. Um bom traje passa a imagem de uma pessoa séria e comprometida, que se importou com sua aparência no momento do processo seletivo.

Alguns figurinos clássicos podem acarretar elegância, responsabilidade e contar pontos positivos em contratações, mas existem alguns aspectos e trajes que podem prejudicar e causar uma impressão negativa e acabar com a possibilidade de contratação e ofuscar suas qualidades profissionais.

Trajes Corretos para uma Entrevista

Vestir-se adequadamente para uma ocasião é essencial para um bom profissional, seja em uma reunião com colaboradores ou clientes, o primeiro passo para esta etapa de entrevistas é saber combinar tons, tamanhos e acessórios, todos em plena harmonia para completar o seu comportamento e suas qualificações.

• Look Formal

Alguns trajes femininos são adequados para se apresentar em entrevistas, vagas para as áreas de consultoria, advocacia, setores privados e organizações convencionais, opte por ternos escuros que vão do preto ao cinza, tailleur, calças e saias social, camisas alinhadas, sapatos fechados, bolsas discretas nas cores preto, branco ou caramelo, brincos com pouco destaque e maquiagem sofisticada e clássica.

As vestimentas masculinas devem conter um bom terno azul marinho, cinza ou mesmo preto, gravatas em tons sombreados com poucas estampas, cintos podem combinar com sapatos social com cadarços- sempre em tons escuros, caso tenha a necessidade de usar pastas, opte por modelos pequenos que possam ser levados a mão.

• Look Casual

Este é um dos principais coringas nas entrevistas de emprego, oportunidades nas áreas de varejo, tecnologia, indústria, educação, saúde e setores de comunicação tendem a aceitar um traje menos formal e seguem a linha casual.

Na linha feminina é indicado usar calças de alfaiataria com uma blusa simples, elegante e discreta, sapatos de Scrapin em tons caramelo, preto e nude ou opte por um modelo Chanel e alguns Mocassins, passam elegância, casualidade e bom gosto, camisa social branca ou listradas sempre alinhadas, bolsas e acessórios podem combinar com os sapatos.

Na vertente masculina, os ternos podem ser usados em tons mais claros, camisa social nas cores claras e listradas, ficam bem com calças social nos tons de terra e petróleo, cintos e sapatos em modelos esporte fino, passam confiança, ética e sofisticação.

• Look Informal

Para entrevistas nas áreas de designer, arquitetura, moda, artes, teatro, entre outras menos formais, o estilo criativo, despojado e interessante complementam o traje do candidato. Modelos femininos com calças jeans nas cores escuras, camisas de manga curta, sapatilhas e sandálias são combinadas com bolsas pequenas e acessórios simples, uma maneira mais tranquila e menos convencional para se comparecer ao processo de seleção.

Homens podem optar por camisas polos, camisas social sem gravatas, calças jeans em tons escuros, sapatos modernos, cintos despojados, pastas e mochilas para complementar a vestimenta, sempre com a preocupação de estarem alinhadas e novas.

Profissionais preocupados com sua aparência mostram mais responsabilidade, comprometimento e preocupação em mostrar-se bem ao gestor que irá lhe entrevistar, este comportamento é notado e complementa todo o momento da entrevista.

Autora: Tamires Almeidda